O Centro de Estudos

Em 1996, por meio da Portaria nº 336, de 16/1/96, foi constituída Comissão para instalação do Centro de Estudos da Procuradoria-Geral do Estado, composta pelos procuradores Cármen Lúcia Antunes Rocha, Alberto Magno Gontijo Mendes e Eduardo de Mattos Paixão. Com o empenho da Comissão, reiniciou-se a publicação periódica da Revista da Procuradoria-Geral do Estado de Minas Gerais, denominada "Direito público: Revista da Procuradoria-Geral do Estado de Minas Gerais".

Em homenagem ao Procurador do Estado Celso Barbi Filho, que atuou na Consultoria Jurídica, o Centro de Estudos em 2001, pela Resolução nº 59/01, de 20/7/01, passou a denominar "Centro de Estudos Celso Barbi Filho". Além da denominação, a Resolução também estabeleceu a atuação dos membros do Centro de Estudos, reafirmando o propósito  do aperfeiçoamento profissional dos Procuradores do Estado e servidores, por meio da promoção de cursos, seminários, workshops e outros, conferindo-lhe, inclusive, a possibilidade de propor aos órgãos competentes da Instituição sugestões para o aprimoramento da atuação profissional de seus membros e servidores, além da responsabilidade da edição da revista, da página da AGE na internet, contribuindo para o fortalecimento da advocacia pública e elevando os padrões técnicos e científicos dos serviços prestados à Administração Pública.

O Centro de Estudos Celso Barbi Filho integra a estrutura orgânica da Advocacia-Geral do Estado, tem sua competência expressa no art. 30 do Decreto nº 45.711, de 10 de novembro de 2011, e na Resolução AGE nº 19, de 30 de junho de 2015. O Centro de Estudos é dirigido e composto por Procuradores de Estado designados pelo Advogado-Geral do Estado, dentre os membros da Instituição, e auxiliado por servidores administrativos.

Celso Barbi Filho


Celso Barbi Filho foi um Procurador do Estado precocemente falecido. Nascido em uma família de juristas, foi um aluno brilhante, professor, Doutor em Direito Empresarial e um grande estudioso do sistema financeiro nacional. Deixou a obra Acordo de Acionistas - a primeira sobre a lei de sociedades por ações.

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial
Rua Espírito Santo, 495, Centro Belo Horizonte - MG 3218.0770 centrodeestudos@advocaciageral.mg.gov.br

Advocacia-Geral MG

Advocacia-Geral MG

Parceiro

Parceiro

Copyright © Centro de Estudos | Traduzido Por: Mais Template

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes